terça-feira, 13 de março de 2012

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

No último dia 12 de Março a EPB-SP comemorou o Dia Internacional da Mulher com a apresentação de um texto escrito e vivido pela associada Neuza Marcondes, que retratou sua história ao longo das cinco gerações por que passou.
A Diretoria Executiva da EPB-SP parabeniza pela a linda história vivida e agradece a pronta aceitação para expor seu trabalho em nossa Sede.


Leia na íntegra o texto de Neuza Marcondes:


Dia Internacional da Mulher

Inicialmente, gostaria de agradecer a Diretoria da Seccional São Paulo ter sido convidada como umas das Matriarcas da Escola de Pais, para lhes dizer algumas palavras por ocasião da comemoração do Dia Internacional da Mulher.
Nada melhor do que rememorarmos algumas coisas sobre o papel da Mulher nas ultimas cinco Gerações com as quais privamos.
A mais antiga é a geração da minha avó, a querida vovó Mariana, minha segunda mãe.
Naquela época, como nós mesmo citamos inúmeras vezes, ao fazermos o círculo da Mãe, em nosso cursos da EPais, a mulher era protegida e salvaguardada a todo custo, ficando só em casa, só saindo em grandes datas ou ocasiões, com a família, quase sem tomar nenhum contato com o mundo extra-lar.
Devia ser obediente ao pai, conhecendo-o até pelo olhar e depois ao marido tendo os filhos que Deus mandasse. Era comum famílias com 10 ou mais filhos.
Quando fosse muito necessário ajudar na provisão do lar, isso só eram feito com trabalhos caseiros como costura e cozinha.
Ainda hoje existem culturas em que a mulher permanece tolhida com a desculpa da proteção, não podendo nem mesmo mostrar o rosto e outras partes de seu corpo, como pés e tornozelos.
Nessa época a mulher não namorava, os casamentos eram muitos precoces, geralmente entre 13 a 15 anos (Vovó Mariana casou-se com 14 anos) e teve 10 filhos. E os noivos sempre escolhidos por seus pais.
Na geração seguinte, a de minha mãe e tias, o quadro começou a apresentar leves mudanças. A Mulher começou a poder estudar e formar-se em várias profissões liberais, com o conseqüente trabalho fora do lar. Ainda assim nessa época as mulheres se dedicaram mais as atividades consideradas mais brandas como o magistério.
Nesta época a mulher começou a alcançar seu lugar mais destacado na sociedade podendo optar por seus destinos, a namorar, a escolher seus parceiros para casar e decidindo sobre os rumos a dar em suas vidas.
Chegamos então a minha geração, quando a liberdade da mulher explodiu como num rastilho de pólvora, se espalhando por todos os lados de maneira muito intensa e abrangente, até incontrolável. Como vestir-se, vontade independente e opinião própria entre outras liberdades. Aí a mulher passou realmente a ocupar seu lugar na sociedade, com direitos e deveres iguais aos dos homens, podendo de tudo participar opinar, abrangendo atividades que antes eram restritas aos homens, com resultados iguais e muitas vezes até superiores. Conseguiu o direito de votar e ser votada, portanto participando da vida política da nação.
A Geração seguinte foi a de meus filhos que se iniciou já com as modificações relatadas, mas ainda em constante evolução, conseguindo firmar-se cada vez mais, como parceiras importantes de seus companheiros, já agora reconhecidas como capazes de enfrentar quaisquer problemas.
Ficou então claro as mulheres que há necessidade de se preparar para a vida, mesmo sozinha, caso isso seja necessário. As mulheres dessa geração têm em mente bem nítido essa necessidade de se impor e se preparar, para que tenha suas vidas plena de satisfação e realizações.
Finalmente chegamos à geração de nossas lindas netas, que a par de todas as modernidades que já encontraram, buscam sem cessar novos “modernismos” que muitas vezes chegam a nos chocar.
Entretanto a mudança da vida da mulher foi inexorável, para permanecer e se aprimorar cada vez mais a colocando numa posição de companheira, amiga, colaboradora, e muitas vezes orientadora e chefe ao lado do seu parceiro que também necessitam se aprimorar não só no sentido cultural e espiritual, mas principalmente no sentido emocional e humano para poder acompanhá-las em suas realizações.
Esperamos ainda, se DEUS o permitir que dentro em breve tempo, junto de meu querido Paulo, filhos e família poderemos dizer alguma coisa sobre uma 6ª Geração, a das nossas bisnetas...
Obrigada
Neuza Vieira Marcondes

Veja algumas fotos da Comemoração.


Neuza, Rosana, Marise, Luiza, Tânia, Regina,Thereza e Rose

Neuza Marcondes compartilhando sua história de vida.

Regina Gabriele lendo uma mensagem às Associadas



Um comentário:

  1. Experiência de vida maravilhosa. Numa sociedade tão egoísta e marcada pela individualidade, podemos ter um exemplo de vida e dedicação à família, que é o bem mais precioso que podemos ter. Neusa, que você continue sendo sempre essa pessoa maravilhosa e abençoada. Beijos de Sandra e Eduardo.

    ResponderExcluir