quarta-feira, 18 de abril de 2012

Magnífica Palestra


Enurese


Soluções para um problema antigo

Na última 2ª feira, dia 16/04, a EPB-SP-Centro promoveu a maravilhosa Palestra sobre Enurese, proferidas pelos Doutores Laercio Pachelli - Urologista e Abram Topczewski - Neuropediatra, ambos do Hospital Israelita Albert Einstein.

Com uma linguagem de fácil entendimento os Doutores esclareceram e tiraram muitas dúvidas e explicaram que o problema da Enurese é genético e apenas 10% dos casos é considerado emocional.

"A Enurese noturna é definida, tecnicamente, como uma micção involuntária completa, ou quase completa, durante o sono, em crianças com sistema urinário íntegro, na idade em que o controle esfincteriano está habitualmente presente. Isto quer dizer que só passamos a chamar de Enurese a continuação do hábito involuntário de fazer xixi na cama após a idade em que as crianças já devem controlar a urina. Enquanto a criança é pequena (até 5 anos) e ainda está se desenvolvendo no controle do próprio corpo, o ato de urinar durante o sono não recebe o nome de Enurese e sequer é objeto de preocupação". (extraído do livro XIXI na Cama Nunca Mais  - de autoria dos Palestrantes) 



Leia o depoimento de uma participante da palestra:

"Eu, Léa, fui uma criança enurética, por isso apanhei de minha mãe, sofri "bulling" de sobrinhos e irmãos por consequência disto  passei então a me sentir menos importante do que qualquer outro membro da família, dos amigos e das outras pessoas. Esta situação reflete-se até hoje, sou casada, tenho dois lindos filhos, e descobri a "ignorância" de nossos pais por não saberem que a enurese é curável com medicamentos e condicionamentos.
Descobri nesta reunião que devido ao que sofri na infância, minha auto-estima está sempre em baixa, não consigo nunca relacionar- me com as pessoas satisfatoriamente sem me sentir menos que elas, por isto direciono-me a apoiar principalmente as crianças e as pessoas que são portadoras de transtornos comportamentais, sentimentos de solidão, pessoas que sofrem com a indiferença do próximo como eu.
   Concluíndo, depois deste dia, começei a me sentir melhor, sorrir como eu sorria antes e decidi fazer uma terapia a conselho do Dr. Abram Topczewski para me ajudar a fazer da vida e não deixar a vida fazer de mim,  o que o mundo oferece."
Léa Sousa


A Diretoria da EPB-SP-Centro agradece a presença dos associados e amigos e, principalmente, dos Doutores Laercio e Abram pela brilhante palestra proferida em nossa sede social.

Veja algumas fotos da palestra.

Thereza Bianchi, Helena Sigaud e Carlos Bianchi
apresentando os Palestrantes
Drs. Laercio Pachelli e Abram Topczewski
Dr. Laercio Pachelli 
Dr. Abram Topczewski
Associados e amigos
Associados e amigos
Dr. Laercio Pachelli autografando seu livro
Dr. Abram Topczewski autografando seu livro
Casal Presidente da EPB-SP-Centro Thereza e Bianchi
entregando mimo aos Palestrantes

2 comentários:

  1. A Palestra foi espetacular, tema importantíssimo, apresentado de foram simples e objetiva, por dois "papas" no assunto. Parabéns aos Médicos e a Direção da EPB/SPaulo - Sempre a frente.
    Sugestão: Tema a ser apresentado em um grupo de interesse em um Congresso ou até mesmo Itaicí. Armando Gabriele

    ResponderExcluir
  2. Adorei a palestra e a presença dos Drs.Abram Topczewski e Laercio Pachelli. Somos abençoados por poder conhecer pessoas maravilhosas!
    Parabéns a Escola de Pais do Brasil- sec. São Paulo - centro

    Thereza Bianchi

    ResponderExcluir