quarta-feira, 16 de novembro de 2011

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE SÃO PAULO
PUBLICA MATÉRIA EM SEU SITE SOBRE O
8º SEMINÁRIO DA ESCOLA DE PAIS DO BRASIL
SECCIONAL SÃO PAULO - SP - CENTRO

Da Redação da ALESP - Walkyria di Pietro

A convite do deputado Vitor Sapienza aconteceu nesta quinta-feira, 10/11, no Auditório Franco Montoro, o 8º Seminário da Escola de Pais do Brasil, Seccional São Paulo, que, fundada em 16 de outubro de 1963, pretende debater a questão do relacionamento entre pais, filhos e educadores, e sobre como a organização pode contribuir na formação ao mesmo tempo integral e multifacetada dos jovens em nosso Estado e no Brasil.

A escola, segundo palavras de Zilpha e Ivo Nascimento, presidentes do Conselho de Educadores, trabalha com os pais para que, assessorados e refletindo em conjunto sobre temas voltados à educação, possam avaliar o peso da organização " e especialmente da convivência familiar saudável " na formação global de seus filhos. Para o casal presidente da entidade em São Paulo, Regina e Armando Gabriele, "o que somos, recebemos de Deus, mas em que nos transformaremos, é um presente a Deus". E ainda: "Precisamos de um olhar atento sobre o mundo, de forma a ter idéias avançadas e voltadas ao valor do futuro".

Vitor Sapienza, discorreu sobre seus laços familiares, citou seus pais, esposa, filhos, dizendo que coincidências não existem. "A coincidência é a participação de Deus de forma anônima". Ao se despedir, afirmou: "Para termos família temos de fazer como vocês estão fazendo: educar, conviver".

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

REVISTA PROGRAMA
8º SEMINÁRIO DA EPB-SP-CENTRO


Clique na Figura para ter acesso a toda a Revista Programa.
ESCOLA DE PAIS DO BRASIL
SECCIONAL SÃO PAULO - SP - CENTRO
REALIZA SEU 8º SEMINÁRIO REGIONAL

No dia 10 de novembro p.p. a EPB-SP-Centro realizou seu 8º Seminário Regional  "CASAMENTO & CASAMENTOS - CONSTRUÇÃO E RECONSTRUÇÃO", na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo - Auditório Franco Montoro, gentilmente cedido através do Ilustríssimo Deputado Estadual Sr. Vitor Sapienza.

O evento contou com com a presença do Dep. Vitor Sapienza que abriu oficialmente o Seminário falando da importância da Família. Tivemos a presença de várias autoridades da Fundação Bradesco, do Colégio Madre Paula Montalt, do Colégio Santa Clara, de vários Diretores de Seccionais da EPB de Piracicaba, do Núcleo de Osasco, além de inúmeras mensagens recebidas, entre elas da 1ª Dama do Estado de São Paulo, Sra. Lu Alckimim; do  Secretário de Economia, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo, Sr. Paulo Alexandre Barbosa; do Secretário Municipal de Educação de São Paulo, Sr Alexandre Alves Schneider; do Procurador Geral do Ministério Público do Estado de São Paulo, Sr. Fernando Grella Vieira; dos Vereadores de São Paulo, Srs. José Police Neto, Ricardo Teixeira e Floriano Pesaro e de vários diretores das Seccionais dos diversos Estados e Cidades do Brasil, onde a Escola de Pais do Brasil desenvolve suas atividades.

O Seminário foi abrilhantado pelos palestrantes Frei Almir Ribeiro Guimarães, que nos brindou com a palestra "CASAMENTO & CASAMENTOS - ATUALIDADE E REALIDADE"; e Prof. Jairo de Paula, que nos falou sobre "CONSTRUÇÃO E RECONSTRUÇÃO - SITUAÇÕES DIFÍCEIS NA VIDA EM FAMÍLIA".

O evento contou com a participação da Banda da Fundação Bradesco, regida pela maestrina Miriam que mais uma vez abrilhantou nosso Seminário com belíssimas canções.

Na oportunidade o Casal Delegado Regional - DR-SP, Neuza e Paulo Marcondes foram homenageados pelos seus 39 anos de efetiva participação na Escola de Pais do Brasil, tendo recebido um mimo das mãos do Casal Maria Francisca e Elias Martins.

A Diretoria Executiva da EPB-SP-Centro parabeniza e agradece a todos pela participação em mais um Seminário.

Veja alguma fotos do Seminário (clique na foto para abrir o álbum).

Armando e Regina Gabriele
Frei Almir, Zilpha e Ivo Nascimento
Helena e Cesar Sigaud


Luiza e Doarte dos S. Pereira

Francisca e Elias Martins












Thereza e Carlos Bianchi
Mesa Constituída












Hino Nacional Brasileiro

Dep. Est. Vitor Sapienza












Bianchi, Francisca e Elias Martins

Neuza e Paulo Marcondes











Neuza e Paulo Marcondes

Neuza e Paulo Marcondes












Família Marcondes

Marise


















 
Frei Almir

Frei Almir












Frei Almir

Frei Almir, Zilpha e Ivo Nascimento












Prof. Jairo de Paula

Prof. Jairo de Paula
Prof. Jairo de Paula

Prof. Jairo de Paula, Regina e Armando Gabriele












Associados da EPB-SP-Centro


Thereza, Rosana e Tânia












Um brinde ao Casal Neuza e Paulo Marcondes

Associados EPB-SP-Centro












Família Marcondes
Rosana e Carlos Jurado












Associados da EPB-SP-Centro

Associados da EPB-SP-Centro


quinta-feira, 10 de novembro de 2011

EPB-SP PRESTIGIA FORMATURA DE NOVA TURMA NA FUNDAÇÃO BRADESCO

A EPB - Núcleo Osasco formou mais 15 pessoas através dos Ciclo de Debates que se encerrou no dia 08 de Novembro, na Fundação Bradesco.
Estiveram presentes as Diretoras da Fundação Bradesco, Sras. Nahid e Neuza, Cordenadores Luiz Teixeira e Lídia, o Casal Presidente da EPB-SP e DR-SP - Regina e Armando Gabriele, o Casal Diretor de Doutrina da EPB-SP e RN-SP, Luiza e Doarte dos S. Pereira além do Presidente da EPB-Núcleo Osasco, Sr. Aramice e seus Diretores Jussara e Wladi.
Na oportunidade a Diretora da Fundação Bradesco, Sra. Nahid destacou a importância do movimento da EPB na região de Osasco, solicitando a continuidade do programa em 2012.
Veja algumas fotos da formatura.




































































































































sábado, 5 de novembro de 2011

LAPIDANDO CORAÇÕES


Podemos comparar o casamento a construção de uma casa. O que dá sustentação a qualquer edificação são suas bases, suas colunas suas vigas. Assim é o casamento, precisa de bases sólidas para continuar em pé. Muitos edifícios desabam dentro de pouco tempo exatamente porque foram construídos sem segurança sem planejamento adequado e com materiais sem qualidade.

Quando nos apaixonamos e decidimos casar, tendemos a pensar que a vida a dois vai ser mais fácil do que é na realidade. Não importa o quanto nos amamos, o casamento é, às vezes, maravilhoso, mas também, previsivelmente muito difícil.

Não há, provavelmente, tarefa mais complicada e desafiadora do que manter uma longa ligação. Os bons relacionamentos não “acontecem” simplesmente: eles são um produto direto de energia, tempo, esforço que investimos neles, assistidos pela graça de Deus.

No mundo moderno, cada casal tem de criar seu jeito de amar, seu estilo de vida, seu “modelo de solidariedade”. Isto significa estabelecer uma relação de troca, de dar e receber, de mutualidade.

Ainda que a maioria das pessoas se case por amor, num mundo atribulado como este, o amor não basta. Como disse Albert Camus: “Se o amor fosse o bastante, as coisas seriam simples demais”.

De fato, o amor é uma força poderosa, mas cada um precisa ter qualidades pessoais para sustentá-lo e fazê-lo crescer. Por isso descobrimos que quanto mais facetas da nossa personalidade se engatar com as do outro, melhor, porque maior será a possibilidade de troca.

Na época da revolução sexual, as pessoas começaram a se perguntar: “o que eu estou levando do meu casamento?” em vez de, “o que eu trago para o casamento?”

A noção de “para o melhor e para o pior” ou “até que a morte nos separe” deu lugar a um pensamento utilitarista: “Até que você não corresponda mais às minhas necessidades”.

Assim começou o casamento em que cada parceiro via o outro como responsável por sua felicidade e realização pessoal. Era uma relação baseada mais no exigir do que no dar.

A verdade é que todos nós precisamos de um porto seguro na vida.

O que significa que muitos casais usam aquisições materiais para perpetuar a ilusão (a casa, o carrão, o apartamento à beira-mar, dinheiro, etc...). Entretanto, segurança só existe dentro de nós mesmos, desde que compartilhada com o outro e oriunda de Deus.

O compromisso de um casal deve ser, portanto, de um para com o outro em valores intangíveis, não principalmente de ajuntar, empilhar ou armazenar coisas materiais mensuráveis. A harmonia conjugal é atingida quando o casal, na vivência do amor, “supera-se a si mesmo” e harmoniza as suas qualidades numa união sólida e profunda. Quando isto ocorre, cada um passa a ser enriquecido pelas qualidades do outro. Há, então, como que uma transfusão de dons entre ambos. Mas para isso é preciso que o casal chegue à unidade, superando as falsidades, infantilidades, mentiras e infidelidades.

Não somos obrigados a casar e constituir uma família, mas se tomamos esta decisão, então devemos casar para valer, com toda a responsabilidade. Aquela pessoa com quem decidimos casar é a escolhida entre todas que conhecemos. E, assim, como o (a) eleito (a), devemos ter-lhe em alta conta, como a pessoa especial na nossa vida, merecedora, portanto, de toda atenção e respeito.

É lamentável que entre muitos casais, com o passar do tempo, e com a rotina do dia-a-dia, a atenção com o outro e, pior ainda, o respeito, vão acabando. Por outro lado, é preciso cuidar para que a atenção e o carinho para com o outro não diminua. É importante manter acesa a chama do desejo de agradar o outro. São nos detalhes que muitas vezes isto se manifesta. Qual é a roupa que ela gosta que eu vista? Qual é o corte de cabelo que ele gosta? Qual é a moda que ela gosta? Qual é o lazer que ele gosta? Enfim, a preocupação em alegrar o outro, sem cair no exagero, é o que mantém a comunhão de vidas.

Isto não quer dizer que o amor conjugal deva ser um “egoísmo a dois”. Como dizia Exupéry, “amar não é olhar apenas um para o outro, mas é olhar ambos na mesma direção”. Isto é, o casal não pode parar em si mesmo, ele tem grandes tarefas pela frente: os filhos, a ajuda aos outros, a vida na igreja, etc. Importa olhar na mesma direção e caminharem juntos, de mãos dadas e coração entrelaçado.

É conhecendo-se que o casal cresce, fortalece a sua unidade e o seu amor..

Precisamos entender que amar não é uma decisão de apenas um momento, mas é uma decisão que deve ser renovada a cada momento, para durar sempre. E tem mais, é preciso estar sempre consciente que amar um homem ou uma mulher, será sempre amar um ser imperfeito, pecador, fraco e sujeito às intempéries da vida. Mas se você amar de verdade, poderá ajudá-lo a vencer todas essas dificuldades, e ser alguém novo

Um bom e seguro segredo para ser feliz no casamento, é aquele, dado aos maridos, por um célebre conferencista: “Se você quer ser tratado como um rei, então trate a sua esposa como uma rainha”.

“Não basta amar agora, é preciso amar sempre e para a toda vida”.



Armando Gabriele Filho
Economista e Pós-Graduação em Marketing
DR e Presidente da EPB - SP - Centro

terça-feira, 1 de novembro de 2011

EPB-SP PRESTIGIA SEMINÁRIO DE SOROCABA


Os Diretores de Doutrina da EPB-SP e RN's de São Paulo, Luiza e Doarte dos Santos Pereira e a Diretoria de Relações Públicas da EPB-SP, Marise Marcondes prestigiaram o 28° Seminario da Escola de Pais do Brasil - Seccional de Sorocaba que tratou o tema "Família nos Tempos que Correm. Para onde Vai?", ocorrido no último dia  31 de outubro, no Teatro do SESI em Sorocaba.
O Seminário contou com a palestra debate:  "As Drogas - Prevenção pela família, nos tempos que correm", ministrada pela Advogada, Diretora de Doutrina da EPB e DR de Americana Selma Antonia Gimenes.


Doarte e  Luiza - Casal RN - SP

Marise, Luiza e Doarte - EPB-SP

Doarte e Luiza - RN-SP e
Tereza e Marcelo Peixoto - Presidentes da EPB-Sorocaba